quarta-feira, 31 de maio de 2017

Milão

03-05-17 - A viagem de Nápoles para Milão levou aproximadamente quatro horas. Bem tranquila. 
Chegamos por volta das 13:00 e pegamos um táxi. Custou barato pois a exemplo de todos os demais que pegamos, utilizam taxímetros.
Ficamos na via Paolo Sarpi, no bairro chinês. Confesso que depois de fazer a reserva fiquei meio bolada, mas para minha surpresa, a rua é de pedestres apenas, limpíssima, com ar de boa vizinhança, boas lojas, bem bairro mesmo. O melhor: perto de tudo para fazer a pé. Acertei sem querer.
A inquilina nos encontrou, nos mostrou o apartamento muito fofo, cheio de comidinhas, de produtos e até um pró seco para brindarmos.
Quando ela saiu, também descemos para almoçar e acabamos comendo numa tratoria Long Chang... já que estávamos no bairro... bem servido, limpinho e as pessoas atenciosas. 
Depois caminhamos devagar até o Parco Sempione, paramos no Arco da Paz e depois por dentro do do parque chegamos ao Castelo Sforzesco lindíssimo!
Depois de muitas fotos e passeio por ali, saímos pelo Largo Cairolli, entramos na Via Dante e seguimos adiante até dar de cara com a Duomo e a Galleria Vittorio Emanuelle
Ficamos por ali admirando tudo, batendo fotos, caminhando e quando voltamos pela Via Dante entramos no Signorvino, uma loja de vinhos onde o pessoal vai fazer happy hour. Pedimos um pró seco e junto vieram algumas comidinhas. Tudo muito gostoso.Depois fomos devagarinho para casa. Já estava noite, isso significava que eram umas 20:30. Descansamos.No meio da noite fui sair da cama e cai de costas porque ela ficava no alto. Olhem a foto ali embaixo... só dei risada, não me machuquei.

04-05-17 - Neste dia saímos direto pegar o ônibus turístico. Começamos pela linha A, que saiu da frente do Sforzesco, passou no Cenáculo (onde tema Última Ceia de Da Vinci), depois na Chiesa Sto Ambrogio, parando um pouco na frente do Duomo. Seguimos no ônibus que passou no Teatro Scala maravilhoso, depois passamos no distrito da Moda, e contornamos um lado do Parco Simpione até o ponto de partida.
Aguardamos e logo embarcamos na Linha B. Saímos do mesmo local, passando pelo Arco da Paz no lado oposto do parque, depois pela Corso Garibaldi, na frente da estação Garibaldi pertinho do nosso apartamento. Continuamos pelo Bairro Brera, pelos Jardins Públicos seguindo para o Palazzo Lombardia. Do lado a Estação Central onde desembarcamos no dia anterior. Seguimos pelas áreas de shopping da Buenos Aires e pela Porta Veneza. A última parada foi no Quadrilátero da Moda e descemos onde começamos.
Fomos almoçar buscando ficar longe dos locais turísticos. Entramos na Salsamenteria di Parma o que foi um achado. O nhoque gorgonzola foi de comer ajoelhado. O vinho servido em cumbuquinhas. Uma verdadeira delícia. Saímos satisfeitos e fomos pegar a última linha que faltava do ônibus, a C que demorou uma eternidade para chegar.
Saiu do mesmo local, depois passou na frente do Aquário, passou pela Garibaldi, pelo Cemitério Monumental (maravilhosa fachada!), Parco Sempione, Centro de Congressos, pelo lindo Parque Lido e pelo Hipódromo e Estádio do Milan, o San Siro. Na volta passamos pelo retiro dos músicos, a Casa Verdi. Entramos em outra área de shopping, a Corso Vercelli. em seguida a parada era aquela do quadro do Leonardo da Vinci, na chiesa Santa Maria delle Grazie. Ao chegarmos no ponto inicial, descemos e fomos para o Duomo. Comprei os ingressos e entramos. Ele é lindo mesmo. O mais interessante além da arquitetura é a estátua de San Bartolomeu de quem foi tirada a pele. Ela tem toda uma simbologia por conta do suplício que passou. Perfeita.Ao sairmos do Duomo, caminhamos para o Museu do Duomo e pelo Palazzo Reale.
Entramos numa loja de doces ODStore. Quase morri de tanta guloseima. Difícil escolher uma só.
Em seguida passeamos pelas lojas de grife e as populares. 
Voltamos pro apartamento à noite, na chuva. Foi o único dia com tempo ruim que pegamos na Itália.  
O Paulo passou no Carrefour Express e cozinhou pra gente. Bebemos um vinho e descansamos.
05-05-17 - Tomamos um bom café, e fomos a pé pegar o trem para Como. Mas antes passamos pela Chiesa di Santo Antonio, muito bonita porém pequena. Aproveitamos o tempo que tínhamos, entrando no Cemitério Monumental, que é divino. Muitas obras maravilhosas espalhadas por todo ele, a exemplo do Cemitério Père Le Chaise de Paris.Encontrei muitos sobrenomes conhecidos da minha terra por ali. Em seguida entramos no trem para Como e farei um post só para isso.06-05-17 - Neste dia fomos de Como a Lugano e farei um post só para isso também. O dia estava feio, e às 17:00 e pouco embarcamos em Lugano de volta para Milão. Chegamos por volta das 18:30, compramos dois tickets e embarcamos no fofo bonde que nos levou quase até em casa, na Via Paolo Sarpi. Fizemos janta, arrumei minhas coisas na mala e deixei pronto para o dia seguinte.Descansamos.
07-05-17 - Acordamos cedo, tomamos o café, arrumamos nossas coisas e deixamos o apartamento rumo à parada de bonde nº 10, que nos deixou na frente da estação pela bagatela de 1,60 Euros cada bilhete. 
Próximo destino: Verona.
Eu amei Milão. Achei parecida com Madri e pretendo voltar um dia. 

Referências neste post: wikipedia, O Guia de Milão, Milão nas Mãos, sites oficiais.

Alguns vídeos e fotos:



No trem
Stazione Milano Centrale
Arco da Paz
Galleria Vitorio Emanuelle II
Duomo
Salsamenteria 
San Bartolomeu no Duomo 
ODStore
Chiesa Sto Antonio
Chiesa Sto Antonio
Cemitério Monumental
Cemitério Monumental
Signorvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!