quarta-feira, 29 de abril de 2020

Barcelona - 3

Esta foi a terceira vez que estivemos em Barcelona.
Como já comentei, essa viagem coincidiu com o boom da pandemia na Espanha, então por si só o clima já estava diferente.
Caminhamos bastante, evitamos transporte público sempre que pudemos.
Quando chegamos no aeroporto, pegamos o ônibus A1 praticamente vazio e descemos na Plaza Catalunya. Dali fomos ao metrô estação Urquinona, pegamos o trem até a estação Joanic.
Parc de la Ciutadella - cascada monumental
Nosso apartamento era uma fofura, bem espaçoso, confortável, tinha tudo que precisávamos. A única coisa chata foi abrir minha mala e dar de cara com a garrafa térmica do chimarrão quebrada. Tivemos que adiar o mate mas depois providenciamos uma nas imediações.
Descobrimos a vizinhança, compramos algumas coisas no mercado e fizemos almoço. Depois fomos caminhando até o Arc do Triomf e Parc de la Ciutadella.
Dali fomos até o bairro gótico, perto da Catedral e pegamos o trem de volta. Nesse dia estávamos cansadissimos. Depois de jantar caímos na cama e desmaiamos.
No dia seguinte, dia 2/3 (segunda-feira), depois do café fomos ao encontro da guia da Freetours, a Kati, na frente da Catedral. Foi uma experiência de duas horas e meia incrível porque passeamos por todo o bairro gótico, e ela foi explicando diversas particularidades que nem imaginávamos. Das outras vezes passamos na frente de vários locais que são pérolas históricas da Idade Média e nem tínhamos ideia. Foi muito válido.
La Boqueria
Entramos nas ruinas romanas, na catedral, Plaça del Rey, Rua Laietana, Plaça Sant Jaume, Plaza San Felipe Neri, ouvímos sobre as lendas da bandeira catalã, histórias de Pablo Picasso, sobre São Jorgeo padroeiro da Catalunha,sobre a Guerra Civil espanhola, sobre os reis católicos, sobre a padroeira Santa Eulália e tantas outras.
O Freetours normalmente é grátis, mas no final quem quiser deixar uma contribuição extra pro guia, é livre. Para cada freetour, contribuíamos com 10 euros cada um. Se fôssemos contratar uma agência sairia 10 vezes mais no mínimo. É bem simples, entra no site, se cadastra e agenda o tour. No dia, hora e local marcados todos se encontram e se apresentam e segue o baile.
Museu da Música
Depois do tour que acabou no Port Vell, almoçamos no grego de sempre. Fomos dar uma volta no endereço  em que ficamos na vez anterior, depois fomos no La Boqueria, na Casa Beethoven, caminhamos pela rambla, paramos num café, depois caminhamos até a Plaça Catalunya. Entramos na FNAC e depois direto pra casa. O dia já tinha virado noite a essa altura.
No dia 3/3 (terça-feira), dormimos até mais tarde. Depois do café descemos a pé e vagarosamente até o L´Auditori. Não encontramos a bilheteria aberta, porém descidimos ir a o Museu da Música que era do lado. Sensacional. Imperdível eu diria.
Dali almoçamos num restaurante de bairro, bem simples e bem servido.
Caminhamos até o Museu do Design e visitamos. Muito peculiar e dei muita risada com o Paulo nesse dia.
Às 17:00 tínhamos entradas para a Sagrada Família. Fomos até lá a pé, esperamos a nossa hora e entramos. As cores quando o sol bate nos vitrais, no lado de dentro, são impressionantes. Parece que você está caminhando num arco íris.
Port Vell
Depois, ainda a pé, fomos numa escola de música que tínhamos visto um anúncio num poste. Faltava um tempo então entramos na Bodega Iturre, bem catalã. Comemos queijos e tomamos vinho. Delícia!
Chegado o horário entramos na escola e fomos ao auditório onde houve uma apresentação com um quarteto de jovens tocando metais. A maioria da plateia era família deles.
Dali fomos a pé para casa. Mais um dia puxado!
Dia 4/3 (quarta-feira), saímos depois do café e de metrô fomos até a estação Poblenou e descemos. Caminhamos desde lá até o Port Vell.  Mas antes de chegar, passamos por vários locais, almoçamos num restaurante chinês, fomos na barceloneta. Quando chegamos no Port Vell, fomos no shopping Maremagnum dar uma volta e tomar um café. Dali fomos ao Montjuic de metrô, passeamos e, ao anoitecer,  descemos para o shopping Arenas (a antiga Plaza de Toros). Dali fomos de metrô para casa. Tínhamos que fechar malas, porque o dia seguinte era pé na estrada!
Shopping Arenas
...
A cidade nesse período estava aparentemente normal. Era sabido que a fonte de águas no Montjuic estaria vazia porque no mês de março se faz costumeiramente a limpeza e manutenção. Então não perdemos nada do que pretendíamos fazer até então.
Como disse, sempre com álcool gel e máscara, evitando qualquer aglomeração, mas até o transporte público estava tranquilo nas horas que usamos.
Uns dias depois, quando não estávamos mais em Barcelona, rolou aquela marcha das mulheres com milhares de pessoas nas ruas em toda Espanha.
O previsto aconteceu: supercontaminação e explosão de mortes no final de março e abril.
A experiência, como todas, foi válida.
Um dia, se for possível, quem sabe possamos voltar mais uma vez pra essa cidade que tem uma imesidão de coisas pra se ver e fazer.
Por agora, só lembranças e saudade.