segunda-feira, 29 de junho de 2020

A Valsa dos Adeuses

FICÇÃO - A VALSA DOS ADEUSES

Autor:
KUNDERA, Milan


Idioma: PORTUGUÊS


Editora: NOVA FRONTEIRA


Assunto: Drama


Edição:


Ano: 1976


ISSBN: 8520901514

Resenha segundo a Companhia das Letras: Em um pequeno balneário decadente, oito personagens se ligam de maneiras improváveis. Esterilidade, amor não correspondido, adultério, depressão, aborto: Kundera reúne neste romance todos os elementos que podem perturbar o amor. Pares se encontram e desencontram como se rodopiassem ao som de uma valsa. A música dá partida para o tema inicial do livro: a gravidez indesejada de uma jovem em contrapartida ao desejo de ser mãe que leva as mulheres até a estação de águas. Aos poucos, Milan Kundera nos apresenta a outros pares, a outros temas. E, através desses personagens, o autor levanta questões mais do que nunca atuais, como a ética dos processos de fertilização, a traição entre amigos, os limites da paixão, as armadilhas do ciúme, o despertar do erotismo, a necessidade de tomar as rédeas da própria vida ou morte. Aos poucos Kundera vai desmontando essa ciranda para montar um desfecho surpreendente e ousado.

Minha Opinião:
 
A leitura dessa obra do escritor tcheco Milan Kundera (autor de "A Insustentável Leveza do Ser") é bem fácil. O livro é dividido em cinco dias e em cada dia diversos subcapítulos menores que ajudam a dinamizar a história.
Tem um quê de misoginia que permeiam essa obra, mas considerando que ele foi escrito no início do século passado é até bem avançado para aquela época.
São diversos personagens retratados psicologicamente e interagindo com os demais.
Tipo de livro que você consegue ler sem cansar.
Nota: ♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!