quarta-feira, 17 de junho de 2020

Andorra

No mesmo dia 7 de março, após pararmos para almoçar na estrada entre Besalú e nosso destino, chegamos à Andorra. Mas antes de contar como foi no principado, queria dizer que nunca vi uma estrada tão cheia de curvas e com paisagens tão encantadoras. Você segue subindo porque está indo em direção aos Pirineus, e lá pelas tantas aparecem aquelas montanhas nevadas, misturadas com o céu azul e a paisagem... dá vontade de ficar olhando eternamente.
Nossa viagem da última parada até Andorra La Vella levou aproximadamente 3 horas porque seguimos numa estrada sem pedágio, portanto mais estreita e mais cheia de curvas. Mas valeu a pena!
...
Você passa a fronteira dos países Espanha e Andorra e logo em seguida, andando alguns poucos quilômetros, chega na capital. 
Andorra La Vella é basicamente comercial, tem diversas estações de esqui e uma estação termal muito conhecida chamada Caldea
Na Caldea há a opção de fazer pacotes diários, assinaturas, ou então verificar se seu hotel é credenciado. Se for, basta marcar o horário pretendido na recepção e fazer o pagamento. Depois é só curtir. De minha parte achei o preço bem salgado para o nosso bolso brasileiro.
...
Nosso hotel era uma fofura, em Les Escaldes, chamado Les 7 Claus. Fizemos a reserva pelo Booking e ainda conseguimos o estacionamento. A cidade é estreita, no meio de paredões de pedra e lugar para deixar o carro é relíquia.
O café da manhã, o quarto, o atendimento, tudo muito confortável e gostoso.
...
Depois de deixarmos as malas saimos para a rua e fizemos o que todos fazem quando vão turistar em Andorra La Vella: passear nas lojas. Tem muitas. Conseguimos algumas ofertas bem boas e valeu a pena comprar. Para quem não sabe, Andorra é um principado independente entre França e Espanha e é um dos paraísos fiscais da Europa. A língua oficial é o catalão, mas falam francês, inglês, espanhol e até português.
...
No dia seguinte, 8 de março, era domingo. Saímos após o café para conhecer outro lado da cidade, fomos até o Museu Carmem Thyssen e na Igreja Sant Père Martir. Nessa altura já evitávamos nos aglomerar com as pessoas, então ficamos principalmente ao ar livre.
...
Atenção - Foi nesse dia que a Espanha liberou a marcha das mulheres e houve a maior contaminação em massa da Europa. 
...
Depois de almoçarmos, fomos até a estação de esqui em Pal, Vallnord Pal Arinsal.
Estacionamos e nos dirigimos para a base do teleférico. Tem a opção de ir de carro, mas queríamos andar naquelas cabines suspensas. Subimos até a estação e lá ficamos nos maravilhando com tudo: a neve, os esquiadores de todos os tamanhos e níveis, o bar com  música alegre e uma equipe de esquiadoras que dançava até com coreografia. Depois de bebermos chocolate quente (eu) e cerveja (ele) e darmos uma relaxada, descemos para a cidade de Pal e dali fomos visitar o Santuário de Meritxell.
...
Reza a lenda que um pastor estava indo para uma missa em uma outra capela e no meio da neve viu um pé de rosas florecido em pleno inverno. Se aproximou e encontrou a estátua da Virgem Maria. Levou-a ao cura (padre) e colocaram no altar. No dia seguinte, ao entrarem na igreja não estava mais lá a imagem. Ela estava depositada embaixo do mesmo pé de rosas florecido onde tinha sido encontrada anteriormente. Decidiram então que ali seria construido o primeiro santuário da região. 
...
O prédio original, construido no século XII incendiou em 1972, destruindo quase tudo que havia dentro. O povoado e a curia se reuniram, angariaram fundos e construiram o santuário atual, que recebe centenas de peregrinos. O prédio original foi conservado e reconstruidas as partes afetadas pelo fogo. Dentro dele há uma exposição permanente das relíquias que restaram da tragédia.
...
Depois de voltarmos do nosso passeio, descansamos e saímos para caminhar de noite na cidade de Andorra La Vella. A cidade estava toda iluminada e caminhamos por ruas que ainda não tínhamos estado antes. 
...
No dia 9 de março, tomamos nosso café no hotel e fizemos checkout, rumo ao sul. Nosso destino: Lerida e Zaragoza.
...
Caso eu pudesse voltar um dia, gostaria de ficar uma semana pelo menos. Existe a possibilidade de visitar os outros parques de esqui, que tem atividades para quem não esquia também. Poderia aproveitar a Caldea e conhecer mais profundamente a história desse principado, já que na capital tem diversos museus para visitar. 
Quem sabe né?
... 
Alguns registros:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!