terça-feira, 7 de julho de 2020

Getaria e Gastelgatxe

No dia 13 de março, saímos de San Sebastian e resolvemos percorrer a costa até Plentzia. A promessa de vistas incríveis valeu o esforço de pegar estradas secundárias (como a GI-20, a GI-31, as tortuosas N-634 e BI-2237) e aumentar o trajeto. 
Foi deslumbrante. Valeu mesmo!
...
Primeiro percorremos os 30 km que nos separavam de Getaria. Ao chegarmos, estacionamos num local livre e fomos a pé para a cidade.Getaria (em espanhol) ou Guetaria (em euskera) remonta aos romanos, existindo comprovação de habitantes em meados do século II A.C. A data de fundação da vila foi efetivada em 1180 e junto com San Sebastian é uma das mais antigas do país basco (comunidade autônoma da Espanha).
Nasceram em Getaria o navegador Elcano (aquele que completou a primeira circunavegação na terra, depois que Magalhaes morreu) e o ilustre fashionista Cristobal Balenciaga. Tem estátuas e homenagens a Elcano (inclusive o melhor restaurante) e o museu Balenciaga com as peças do artista de moda.É uma cidade pequena, limpa, com um centro gótico muito interessante. Visitamos a Igreja de San Salvador e passeamos por ali. A igreja é interessante porque tem um desnível muito grande, dizem que em época de tormentas e ressaca é para escoar a água que entra. Não sei se procede.
Compramos um lanche e almoçamos ao ar livre, olhando o mar e curtindo aquele visual!
...
A segunda parte da viagem foi mais interessante ainda. Além das estradas tortuosas (apesar de serem ótimas) as paisagens eram maravilhosas. Passamos por várias comunidades costeiras, todas lindas, perfeitas para passar uma temporada sossegada longe de tudo.
Chegamos em Gaztelgatxe no meio da tarde. Havia poucos visitantes e descemos até o último mirante. Um aviso: só faça isso se estiver em condições fisicas de retornar. São alguns quilômetros a pé lomba acima na volta.Então, Gaztelgatxe é uma ilhota que tem uma ermita em cima, datada de 1053, século XI. Ela é dedicada à degola de São João Batista😱, passou por muitos saques, ataques de corsários, guerras e permanece ali até hoje.
Ela também foi usada como cenário na sétima temporada de
Game Of Thrones: a Pedra do Dragão
O caminho para chegar lá na igrejinha é através de uma passarela de pedra e 241 degraus. Tem uma sineta que a pessoa toca quando chega para comemorar o esforço. Haja fôlego! Nós pensamos bem, melhor ficarmos com a vista deslumbrante mesmo, até porque já estava caindo a tarde.
O retorno foi penoso, porque tínhamos descido consideravelmente até o belvedere e tinha que subir tudo a pé de novo. Mas valeu a pena!
...
Não sabíamos ainda, mas chegamos a Plêntzia 40 minutos depois de sair dali (27 km), no finalzinho da tarde deste mesmo dia 13 de março e esse seria nosso último paradouro na Espanha💔. 
...
Algumas fotos:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!