quarta-feira, 15 de abril de 2020

Espanha e Portugal - 2020

Viajamos todos os anos para algum lugar a fim de espairecer, trocar um pouco 
rotina diária por lugares diferentes, gostos novos, paisagens interessantes.
Neste ano o planejamento era a Catalunha na Espanha, subindo a Costa Brava, parando em Andorra, depois descendo para Aragão, passando por Navarra, país Basco, Cantabria, Asturias, descendo por Castilha e Leon, voltando a Madrid. Dali voaríamos a Lisboa para a semana final. Ao todo 30 dias super bem planejados de férias.
Mapa das Regiões da Espanha
Mas no meio de tudo apareceu um inimigo feroz, voraz, sem fronteiras, que não só cortou nossa viagem no meio, como trouxe caos, medo, morte e tristeza ao mundo inteiro.
A minha intenção com esse post não é falar da COVID19, mas relatar nosso roteiro até onde deu para ir. 
Depois, num post à parte, vou contar como conseguimos fugir da Europa e voltar para Brasil, sem termos sido contaminados no meio desse turbilhão de pavor.
...
Tudo começou no dia 29 de fevereiro quanto partimos para Barcelona num vôo direto de São Paulo. Ficamos num apartamento AirBnb.
Cascada Monumental - Parc de la Ciutadella
Fizemos algumas coisas que nas outras duas vezes não tínhamos feito. Incluimos o passeio com uma guia do Freetours que foi ótima e nos mostrou a parte antiga (bairro gótico) sob a visão da história. Super recomendo!
Ficamos em Barcelona do dia 01/03 até dia 05/03 quando pegamos o carro na Avis e rumamos pra Girona, ao norte de Barcelona. Passamos o dia lá e depois pegamos a estrada para a Costa Brava. No caminho paramos em Monells, um pequeno vilarejo medieval muito lindo.
Neste mesmo dia chegamos em Empuriabrava, uma praia construida para veraneio na Costa Brava. A essa altura o clima estava muito ventoso e frio. 
Nessas pequenas estadias optamos por ficar em hotéis, por ser mais prático.
Estando em Empuriabrava, fizemos uma visita à casa de Dali em Cadaques, outra pérola do nordeste espanhol. Aproveitamos para parar em Roses, uma das centenas de praias lindas da região.
Dia 07/04 partimos em direção à Andorra. No caminho paramos em Besalú, outra cidade medieval. O dia estava ensolarado e tinha bastante visitantes. Comemos nosso lanche e continuamos por uma estradinha muito tortuosa até o principado.
Andorra é um pequeno principado independente entre Espanha e França, conhecido por ser um paraíso fiscal e ter famosas áreas de esqui e snowboard.
Passeamos pela estação Pal e no santuário Meritxell enquanto estivemos em Adorra-la-Vieja.
Como o coronavírus estava avançando, evitávamos contato, procurávamos usar álcool gel em todas as interações externas e muito cuidado com a higiene.
No dia 09/04 descemos em direção a Zaragoza. No meio do caminho paramos na cidade de Lerida, passeamos e almoçamos. Depois chegamos ao destino. 
Donóstia - ou San Sebastian - Playa de la Concha
Enquanto estivemos na cidade, presenciamos uma manifestação gigante dos produtores rurais que parou a cidade. Cada qual no seu trator, trancaram todas as saídas... um furdunço. 
Por estes dias, com o avanço da pandemia, fomos na Avis dessa cidade trocar o local de entrega do carro e pegar alguns dias mais.
Dia 11/04 saímos rumo a San Sebástian, no norte. Antes passamos em Pamplona, almoçamos e passeamos pela cidade. Mais tarde chegamos na encantadora Donóstia (como é conhecida San Sebastian). De tirar o fôlego! Também utilzamos o passeio do Freetours e valeu muito à pena.
Dia 13/04 rumamos à Plentzia, cidade litorânea perto de Bilbao onde ficaríamos hospedados. No caminho, passamos por Getaria e Gaztelugatxe, maravilhosas!!!

Foi a partir daqui que percebemos a inviabilidade de continuarmos na Espanha. 
Ficamos um dia a mais nessa acomodação e dia 16/4 fomos direto a Madrid para pegarmos um vôo adiantado para Lisboa, pois nesse dia havia iminência de fechamento de espaço aéreo. 
Trajeto de Plentzia a Madrid, 16/03/2020
Nos quase 400 km até Madrid fomos brindados com uma nevasca linda... e não tinha quase ninguém na estrada. Uma despedida e tanto da Espanha.
Dia 16/04 chegamos em Lisboa e fomos para um hotel. Ficamos dois dias nesse hotel e depois num Airbnb em quarentena até nossa volta no dia 21/03.
Do dia 16 ao 21, ficamos isolados mas conseguimos voltar. Perdemos metade das nossas férias mas retornamos saudáveis e seguros.


Fica a lição de que mesmo planejando, a vida vem e te dá uma rasteira jogando teus planos pra longe.

Nosso desejo é que um dia, se as coisas normalizarem, consigamos terminar nosso roteiro que incluiria ainda Santander, Gijon, Segovia e Madrid. 
Uma coisa é certa. Nada será como antes. Fico feliz por ter tido a oportunidade de conhecer esses lugares e se nunca mais puder voltar, com certeza guardarei na memória até o final dos meus dias todas as oportunidades que tive de expandir meus horizontes nesse mundão afora!
Obrigada Espanha e Portugal! E obrigada ao meu companheiro de trips, o Paulo, que junto comigo viveu intensamente todas as nuances de muitas e muitas viagens.


Alguns registros:
Caminho entre Monells e Empuriabrava
Orla de Roses
Besalú
Estação de esqui Pal em Andorra
Lérida


Getaria
Plentzia
Plentzia
Empuriabrava
Pamplona
Dom Quixote e Sancho Pança de San Sebastian
Gastelugatxe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!